Dunas de areia: Paisagem presente em todo o percurso



Marathon des sables : conhecida como a Corrida à Pé Mais Dura da Terra


Sahara , Deserto do Morrocos



Controle de distribuição de agua




Entrevista com Carlos Sposito




Algumas imagens que atestam a dificuldade que é esta corrida.
Marathon Des Sables : O desafio dos limites humanos


Por: Erika Hollerbach

 O significado de Marthon des Sables em francês é maratona das areias .O evento foi criado em 1986 depois que um jovem francês , Patrick Bauer , percorreu 200 milhas através do deserto do saara. Após esta fantástica experiência ele desejou compartilhar com outras pessoas esta mesma aventura.Criando assim , dois anos mais tarde , a corrida a pé mais dura da terra.

Acompetição é dividida em 7 dias , num total de 230 Km , sendo cada ano disputada em uma região diferente . O percurso é mantido em sigilo até a véspera da largada . O vencedor é aquele que obtiver o menor tempo na soma das etapas.

É uma prova altamente desgastante , onde os competidores recebem da organização apenas 9 litros de água diários e barracas montadas em um acampamento militar toda noite para dormir .Em cada tenda dormem em média 9 pessoas.

Além de carregar uma mochila contendo os demais equipamentos necessários, que pesa em média 9 kg , muitos problemas são encontrados ao longo do percurso do deserto do Marrocos. A variação térmica, que oscila de 0 graus a noite aos 50 graus durante o dia ;a mudança do terreno entre as areias fofas das dunas e trechos de terra batida ; além do incômodo das moscas.

O que mais vale em uma competição como esta não é o premio pela vitória e sim o desafio de superar os próprios limites.

Neste ano , a Maratona das Areias ocorreu em abril , no Saara. Foram 580 aventureiros vindos de varias partes do mundo que se encontraram na região de Erfout ,no nordeste do Marrocos .

Esta décima Quarta edição contou , pela primeira vez , com apresença de um competidor brasileiro ,Carlos Sposito , um carioca de 40 anos , que desde os 14 anos pratica atividades outdoor .

Sua aventura teve inicio em agosto de 1998 quando leu uma pequena nota em uma revista sobre a competição .Através do site oficial do evento , em poucas horas pôde conhecer todos os detalhes da corrida e, principalmente ,que ele seria o primeiro brasileiro em toda história da Marathon des Sables. Para que sua meta fosse concretizada , ele contou com o patrocínio da Andina , empresa pela qual trabalhava como analista de sistemas. Durante sete meses , dedicou todo seu tempo aos treinamentos e aos planejamentos estratégicos para a prova. E , em 30 de março partiu em direção a Marrocos para percorrer os 240km da mais desgastante prova de corrida a pé.

Carlos Sposito concedeu a EcoAventura uma entrevista , onde nos fala de sua aventura.

O vencedor da corrida foi o marroquino Lacen Ahansal , um guia de montanha em Marrakech . Seu prêmio pela vitoria foi de 5.000 dolares , que segundo ele não deu para pagar nem a metade dos seus custos com a competição.

A décima Quinta Marathon des Sables, programada para o ano 2000 irá acontecer entre os dias 9 à 15 de abril em Vicinity de Ouarzazate , Marrocos.

Personalidades que marcaram a prova:

Em 1986 o francês Yves Pol conseguiu a façanha de completar todo o percurso de costas.

Em 1999 o italiano Mauro Prosperi é encontrado nove dias depois , após desaparecer durante uma tempestade de areia.

Em 1996 russo Andrei Derksen se torna o primeiro competidor a vencer três provas consecultivas.

Em 1997 Cris Moon completa o percurso com uma perna e uma mão mecânica.

Este ano um cego , guiado pela esposa , consegue completar a maratona.





Outros Links:
Outra competição no Marrocos: Discovery Channel Eco Challenge Morocoo 98
Eco Challenge Morocoo 98



 Volta | Inicio da página | Página principal
Aventura | Bike | Adventure Race | Montanhismo | Voo Livre