360°  - Adventure Fair
 Home    Cadastro    Boletim
Estúdio multimídia 360 Graus transmitiu entrevistas e debates da feira de esportes e aventura

Texto: Cristina Degani
» 1- Entrevistas e debates
»
2- Ar
» 3 - Água e preservação
» 4 - Velocidade em Terra
» 5 - Novos esportes de aventura em terra

Novos esportes de aventura em terra

Regularidade ou corrida? Quem assistiu o Canal 1 do 360 Graus no sábado soube de tudo o que acontece nas provas multiesportivas que estão em evidência: as corridas de aventura e o trekking de regularidade. Na primeira, como o próprio nome diz, ganha a equipe que passar por todos os PCs (Postos de Controle), e que chegar primeiro – inteira, diga-se de passagem.

Na segunda, ganha quem passa pelos PCs no horário pré-determinado pela organização da prova, já que a equipe tem de navegar o tempo todo com um olho na planilha de referências e outro na velocidade que se anda a pé.

Para falar de corridas de aventura, o 360 Graus reuniu o organizador das provas Raid Brotas Extreme e sua versão compacta, a Discovery, Jean Claude Razel, que também participou da montagem da mais extensa prova do segmento, o Elf Authentique Aventure, que aconteceu em abril no Nordeste brasileiro; Victor Teixeira, capitão da equipe Lontra Radical, que há dois anos vêm conseguindo ótimos resultados em provas como EMA 99 (segundo lugar), EMA 2000 (segundo lugar e primeiro dos brasileiros), além do Raid Brotas Extreme e Juquiá 2000.

Também tivemos a participação do colunista do 360 Carlos Sposito, que foi capitão da equipe Wöllner Outdoor na EMA 2000; a corredora Carmen da Silva, que participa de provas no país e foi em agosto último para a mais difícil do mundo, a EcoChallenge, em Bornéu, na Malásia. Outra experiente atleta que esteve na conversa foi Márcia Diniz, que fez a EcoChallenge 99 na Patagônia em dezembro do ano passado. 
Carlos Sposito

Eles falaram de treinamento, preparação para uma prova extensa (acrescentando a experiência de Sposito, que fez a Marathon des Sables no deserto do Saara), dificuldades de patrocínio e principalmente do que os motiva a participar deste esporte: o desafio de se trabalhar em equipe e de identificar os limites do próprio organismo. 

Para falar de trekking de regularidade, o 360 levou à Adventure Fair o organizador das provas de Enduro a Pé em São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Espírito Santos e Rio de Janeiro; Esdras Martins. Com ele vieram a experiente equipe Caravana ATC Tecnofio, com George Hirata e Nelson, um exímio contador de passos que já se tornou ídolo de muitas equipes, e os iniciantes Pernilongos Silvestres, que em menos de um ano já estão na liderança do campeonato em sua categoria, Trekkers.

"O enduro a pé de regularidade é uma oportunidade para quem quer se aventurar por trilhas em meio à mata nativa e competindo ao mesmo tempo", explicou Esdras. "É a aventura ideal para quem não tem muito preparo físico e gostaria de juntar uma turma de amigos ou colegas de trabalho para passar um domingo diferente." A variação da prova, que é tradicionalmente uma caminhada a pé, está acontecendo com a inclusão de outros esportes que devem ter a regularidade preservada.

Mas esse o papo de prova "leve e tranqüila" não durou muito na boca dos convidados que competem para ser os pontas de sua categoria. "Levamos na seriedade e nos preparamos física e psicologicamente para estarmos na liderança do campeonato", afirmou Hirata, que participa da Graduados A. É sempre bom lembrar que uma prova dessas reúne mais de 400 participantes uma vez por mês para fazer o trekking de regularidade. É gente que não acaba mais...

Redação 360

ADVENTURE FAIR 2000:

» 18/11 - Estúdio 360 Graus transmitiu entrevistas e debates direto da Feira
» 16/11 - Conheça os equipamentos que se destacaram na Adventure Fair
» 16/11 - Adventure Sports Fair consolida o esporte de aventura no Brasil
» 12/11 - Crianças são destaque na Adventure Sports Fair
» 12/11 - 360 Graus conversa com Vilfredo Schurmann durante a feira
» 11/11 - Tecnologia de ponta marca a chegada da linha 2001 de bicicletas
» 10/11 - Ginásio Crux monta parede de escalada na Adventure Sports Fair
» 10/11 - Adventure Fair: Debates e entrevistas no 360 Graus
» 09/11Ciclista olímpico critica Confederação Brasileira
» 09/11Aventureiros já podem ter um cartão de benefícios
» 09/11360 Graus entrevista o piloto de Off Road Guilherme Spinelli 
» 08/11 - Secretário do Meio Ambiente marca presença na Adventure Fair
» 08/11 - Conheça o Brasil Scuba Show
» 08/11 - Conheça a Adventure Sport Fair
» 25/10 - Adventure Sports Fair solidificará mercado de aventura no Brasil
» 23/10 - Adventure Sports Fair 2000 deve gerar R$ 40 milhões em negócios
» 19/10 - Hidroavião histórico será relembrado na Adventure Sports Fair
» 11/10 - Confira a seleção para o Adventure Congress
» 11/10 - Colunistas do 360 Graus fazem palestras na Adventure Sports Fair
» 21/09 - Mais novidades sobre a feira de esportes - Adventure Sport Fair
» 13/09 - Mulheres brilham nos esportes de aventura
» 05/08 - Definida programação do Congresso de Aventura 2000
» 28/06 - Adventure Sports Fair 2000: as novidades para a 2ª edição

360 LINKS:
» Índice de notícias
» Página inicial

Copyright©  2000 - 360 Graus - Esportes & Aventuras
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.

www.360graus.com.br